sexta-feira, 8 de maio de 2009

Câncer x Aids

O que seria pior?

Abrir um exame e ler que você é soro positivo ou abrir o exame da biópsia e ler carcinoma?


Eu fico observando que tem pessoas que dizem: “Ah, tem remédio pra HIV, agora as pessoas conseguem viver mais de 10 anos...”. Algumas, e assim esquecem da coitada da camisinha.

A “normalidade” de vida pra quem tem HIV já é bem aparente.


O problema é o cidadão que depende do sistema público e descobre que tem câncer. É triste! Triste! Nem queiram perceber tal sofrimento. Esses dias apareceu lá em casa uma pessoa amiga da família, daquele jeito, magra, barriga inchada, debilitada.

  • E a segunda quimioterapia?

  • Final do mês.

Eu penso: acho que deu metástase. Idade? 33 anos, acredita? Não.


Uma de minhas amigas da facul ficou viúva no semestre passado. Em outubro o marido descobriu câncer no estômago e no dia 23 de dezembro ele se foi, olha a irônia.


Parece mais brincadeira de esconde-esconde. Parece até que não adianta, não tem jeito, mesmo que a pessoa tenha uma alimentação saudável, não bebe, não fuma, não tem uma atividade de risco, elas sempre estarão propícias. E número de pessoas só vai aumentando.

2 comentários:

bruna ;) disse...

ah, Cí, me perdoa. eu nem li o post todo.
nem consigo.
queria fazer uma observação em relação ao cancer... ele não atinge apenas uma pessoa, quando ele aparece, ele acaba destruindo todas as pessoas que estão ao redor da pessoa doente.
não há quem suporte com força um diagnóstico de câncer. não mesmo...
enfim, mas o que todo mundo insiste em pensar, é que ele não tem cura! e por mais milagrosa que seja a cura total, ela existe. presenciei um milagre com a mãe de um amiga... e nunca imaginei que isso fosse acontecer com a minha mãe. pois bem, aconteceu.

:)
beijo pra tu.

Fêh disse...

È verdade, e isso acontece com quem tem outros problemas tão graves quanto esses...imagina um senhor já idoso que sofre de insuficiência renal crônica,faz hemodialise trÊs vezes por semana, passa 3 horas sentado junto a máquina, sabe Deus por quanto tempo até aparecer um quem sabe possível doador..e depois de um tempo o médico vira e diz que ele pode ir pra casa..o tempo de espera foi tanto que já não há mais possibilidades de transplante..ele então vai pra casa,morrer em sua cama que é mais macia que a cadeira do hospital..aconteceu aqui, e acontece todo dia..a gente reclama..reclama..faz barulho..e o povo muda?..infelizmente não.
:/